A Garganta da Serpente
ajuda
 
 
  versão para impressãorecomende esta página
Dalva Agne Lynch saiba mais sobre o autor

Re-ligare - a busca pelo transcendental
(Dalva Agne Lynch)


A religiosidade do homem está diretamente ligada à sua impotência perante as forças da natureza, seja ela exterior ou interior.

Não chego ao ponto de dizer que o homem criou um deus, é claro. Mas sim, ele criou "métodos" de "re-ligare", ou seja, criou as diversas religiões, cada uma de acordo com suas idiossincrasias.

Nenhuma religião, seja ela qual for, muda a situação de separação do homem com as forças e poderes superiores, simplesmente porque a única coisa que mudaria isto seria que O HOMEM MUDASSE.

Outra vez temos a simbologia da Torre de Babel - o homem tentando alcançar os céus através de sua tecnologia, sua ciência e seu poder.

Ou a simbologia do Arcanjo com uma espada de fogo, guardando o Jardim do Éden, para que o homem não comesse do fruto da Árvore da Vida, e fosse eterno em sua miséria.

O que tudo isto tipifica é que as forças que levariam o homem a se re-ligar estão dentro dele mesmo. As mesmas forças criadoras do universo estão dentro dele. Mas elas não podem ser acessadas enquanto o homem se encontra neste seu precário estado de evolução.

As religiões orientais, e as práticas milenares da Yoga e da Meditação (e incluo aqui as meditações da Kabbalah), são um método muito eficiente, porque elas contribuem para que o homem controle suas forças interiores e seu próprio corpo, permitindo assim a paz e calmaria que lhe levariam a perceber o que é necessário para que este almejado "re-ligare" aconteça.

Mas, se eu disser que essa força, que criou o universo e que está, latente, dentro de cada ser, e é atingida apenas em um estado de paz e calmaria, é real e FUNCIONA, vocês me chamariam de doida.

Contudo, ela exige do homem algo que ele esqueceu: INOCÊNCIA. Não a inocência do não-conhecimento, mas a inocência de não ser culpado.

Porque essa força se chama AMOR - a própria essência do Eterno, e o único caminho dado ao homem para que atinja a transcendência

Simples assim.

572 visitas desde 15/03/2010

   
 

Abril, o Mês da Esperança

Honra e Dignidade

A suposta força do destino

Deponho As Armas

A linguagem mágica das runas

Rosh HaShanah

Nossas guerras de hoje

A mágica do poder

Bipolar: a mente diferente

Discussões sobre a verdade universal

Crises - dizendo o óbvio

Alma Gêmea - uma história de amor

Sobre o ser humano

Mudar o mundo

Re-ligare - a busca pelo transcendental

Você não sabe

Tenha coragem!

Minha história de Natal

Mensagem para o Natal

Thanksgiving - O Dia de Ação de Graças americano

De Cazuza à mentira dos ídolos

11 de Setembro

Halloween

 

Copyright © 1999-2013 A Garganta da Serpente
Direitos reservados aos autores  •  Termos e condições  •  Fale Conosco www.gargantadaserpente.com