A Garganta da Serpente
Acervo da Sala das Najas Ricardo Pereira
(01.11.05 / 30.11.05)

Cabeças - Ricardo Pereira

e-mailcurriculum

Com o título acima, trago agora à Sala das Najas parte da minha mais recente produção em cerâmica. São esculturas, cujo tema - "Cabeças" - é freqüentemente abordado em meu trabalho como pintor ou xilogravador. Neste caso, senti a necessidade de dar forma literalmente tridimensional a este assunto, recriando-o de maneira quase que totalmente intuitiva, através da modelagem em argila vermelha.

Não há nestas "Cabeças" qualquer intenção simbolizadora, elas não representam nada ou alguém em especial a não ser a si mesmas. O que me atraiu a este trabalho foi, portanto, o puro prazer de, através da articulação de planos, texturas e do jogo de claro-escuro, criar feições "algo" humanas, inspiradas um pouco pela arte étnica de todos os tempos e lugares.

Portanto, fica por sua conta, caro navegante, atribuir ou não, de acordo com sua própria fantasia, algum significado específico a estas expressões plasmadas em argila. Para mim, o que importa é que estas peças se insiram no mundo através de sua estranheza particular, mexendo com a imaginação de quantos as vejam, daquele jeito especial tão característico, e indefinível, que só a arte e o desconhecido possuem

(Ricardo Pereira)
Cerâmica queimada em forno elétrico a 1.150ºC.
Acabamento: pátina à frio com têmpera ou cera. Altura total: 24,5 cm - 2005


Todos os direitos autorais
são reservados aos autores
das obras expostas.

voltar ao acervo
2890