A Garganta da Serpente
Encantadores de Serpentes concursos e prêmios literários
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

IV Concurso Literário da Loja Maçônica Cotinguiba de Conto, Crônica e Poesia

1. DO OBJETIVO.:

1.1. Com a finalidade de divulgar, incentivar e promover as artes literárias, premiar com publicação em livro jovens talentos, estimulando neles o amor pela leitura e pela a escrita e a cultura do livro nas escolas de todo Brasil, a Loja Maçônica Cotinguiba, através do Ato nº 08/2014, exarada pelo seu Venerável Mestre da época, Dr. Jilvan Pinto Monteiro, instituiu o CONCURSO LITERÁRIO DA LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA, visando contemplar e estimular os alunos/estudantes de todas as escolas públicas e particulares de Sergipe e qualquer outro Estado da Federação a ler mais e, sobretudo, a escrever mais.

2. DO CONCURSO.:

2.1. O CONCURSO LITERÁRIO LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA DE CONTO, CRÔNICA E POESIA é um concurso aberto a todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio, devidamente matriculados em estabelecimentos de ensino (escolas) regulares, públicas e privadas, de todos os Estados do Brasil.

3. DAS CATEGORIAS.:

São três as categorias: Conto, Crônica e Poesia.

3.1. CONTO: narrativa curta, conflito determinado, tempo indefinido e reduzido, poucas personagens, que orbitam em volta de um núcleo central, relata uma situação ficcional, mas de possível ocorrência na vida dos personagens.

3.2. CRÔNICA: texto curto e simples, narra acontecimentos do dia a dia, normalmente com datas, fatos, pessoas; situações definidas, relatadas de forma organizada e cronológica, com início, meio e fim.

3.3. POESIA: um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados, ou na forma moderna do fazer poético, exprimindo ou não ritmo e/ou rimas, com elementos formais que podem inspirar, sensibilizar e despertar sentimentos e emoções.

4. DA INSCRIÇÃO.:

4.1. As inscrições deverão ser feitas a partir do dia 02 de abril até o dia 02 de julho de 2017, no site: www.lojamaconicacotinguiba.com.br.

Parágrafo único: um ou mais professores (as) de cada estabelecimento de ensino ficarão responsáveis por orientar, organizar e até postar os textos do (s) estudante (s) quando se fizer necessário..

5. DO TRABALHO.:

5.1. Os trabalhos deverão ser postados no local apropriado no site: www.lojamaconicacotinguiba.com.br em formato word ou br office, A4, tamanho doze (12), espaço um e meio (1,5), fonte Times New Roman, com no máximo duas páginas, em idioma português.

5.2 Os trabalhos devem, sob pena de não serem processados, conter:

  • Título: Nome do trabalho.
  • Categorias: conto, crônica ou poesia.
  • Nome da Escola.
  • Nome da professora, professor, professoras ou professores.
  • Nome da coordenadora ou coordenador, da diretora ou diretor.
  • Nome da Cidade.
  • Nome do Estado

Parágrafo único: As exigências acima são obrigatórias.

5.2. A submissão do trabalho via on-line deve ser feita sob a supervisão do responsável legal e terá caráter de autorização de uso e publicação do texto eventualmente selecionado.

5.3. INSCRIÇÕES GRATUITAS

6. DA INSCRIÇÃO.:

A inscrição só poderá ser feita no site da Loja Maçônica Cotinguiba com o preenchimento do formulário denominado de “ficha de inscrição”, disposta no site da Loja Maçônica Cotinguiba: www.lojamaconicacotinguiba.com.br.

7. DA FICHA DE INSCRIÇÃO.:

a) A ficha de inscrição deverá ser totalmete preenchida com o nome completo do candidato, com o endereço completo: rua, praça ou avenida, número e complemento, bairro, povoado,cidade, CEP, números dos telefones: fixo, celular e e-mail, Facebook, WhatsApp.

8. DA PREMIAÇÃO DOS AUTORES.:

8.1 – Os autores classificados serão premiados com a publicação do seu texto no livro: 4ª Antologia Literária de Conto, Crônica e Poesia da Loja Maçônica Cotinguiba. Além da publicação em livro, Medalhas e Diplomas de honra ao mérito.

9. DA PREMIAÇÃO DOS PROFESSORES E DAS ESCOLAS PARTICIPANTES.:

9.1. Os (As) professores(as) orientadores(as) e as escolas vencedores receberão menção honrosa, simbolizada por medalha e diploma de honra ao mérito.


10. DA AVALIAÇÃO E DO JULGAMENTO.:

10.1. A avaliação e o julgamento das obras inscritas serão realizados em duas etapas:

a) Na primeira etapa, será feita a conferência dos documentos exigidos pelo regulamento, que revelará quais são as obras habilitadas para o julgamento e avaliação final, que será realizada pela Comissão Organizadora.

b) Na segunda etapa, acontecerá o julgamento; serão utilizados como parâmetro os seguintes itens: conteúdo, originalidade, adequação gramatical, coerência, coesão e expressão literária.

10.2. A avaliação e o julgamento final serão realizados por uma comissão composta por três (03) profissionais de reconhecida capacidade no campo literário, que atribuirão a cada trabalho inscrito uma nota de zero “0” a dez “10”. Estas três notas alimentarão o sistema e, após somadas e divididas, será fornecida a “média”. Esta média será a nota usada para a qualificação do estudante concorrente. Estas avaliações e seus avaliadores serão aceitos soberanamente, não cabendo, em nenhum tempo, qualquer tipo de recurso sobre as decisões proferidas.

11. DA PUBLICAÇÃO DO TEXTO SELECIONADO.:

11.1 Após a seleção, os escolhidos para participarem do livro serão notificados a enviarem fotos e autorização, devidamente assinada pelo participante e por um responsável, contendo número dos documentos, CPF e RG, dos dois: escritor e responsável, caso o autor seja menor.

12. DOS DIREITOS AUTORAIS E ASPECTOS LEGAIS.:

12.1. Não haverá cessão de direito autoral; o autor apenas autoriza a Loja Maçônica Cotinguiba a usar o texto e a imagem no que se refere à impressão, reprodução, publicação, publicidade e propaganda, sem a necessidade de pagamento a qualquer título; a instituição maçônica se obriga, no entanto, a sempre referenciar o nome do autor, creditando-lhe a autoria toda vez que o texto for, pela responsabilidade dela, publicado no todo ou em parte.

12.2. O autor continuará com o direito pleno sobre a sua obra e permanecerá o responsável civil e penalmente pelo que envolva direitos autorais, plágio, responsabilidade social, interesses pessoais e propriedade de terceiros.

12.3. A inscrição no concurso implica na aceitação total por parte dos interessados das disposições contidas no presente regulamento. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

13. DA DIVULGAÇÃO, DA PREMIAÇÃO E LANÇAMENTO DA IV ANTOLOGIA LITERÁRIA – LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA DE CONTO, CRÔNICA E POESIA..:

13.1. O resultado do 4º CONCURSO LITERÁRIO LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA DE CONTO, CRÔNICA E POESIA será divulgado até a primeira quinzena do mês de outubro de 2017.

A culminância acontecerá no mês de novembro de 2017, numa data ainda a ser acertada, num espaço que também ainda será escolhido, provavelmente um teatro, haja vista no centenário Templo da Loja Maçônica Cotinguiba não haver espaço suficiente para bem receber todos os escritores, professores, familiares e convidados.

14. DISPOSIÇÕES FINAIS.:

14.1 Os casos omissos e não previstos no regulamento serão resolvidos pelas comissões: organizadora e de avaliação.

MAIS INFORMAÇÕES.:



ATENÇÃO: as informações aqui divulgadas são de inteira responsabilidade dos organizadores dos concursos. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com os mesmos. A Garganta da Serpente apenas faz a divulgação.
legenda dos ícones:
  • novo concurso
  • prazo prorrogado
  • com taxa de inscrição
  • premiação em dinheiro
  • premiação em livros/publicação
lista
Seja avisado sempre que a seção dos Encantadores de Serpentes for atualizada

somente texto HTML



Siga nosso Twitter:
Copyright © 1999-2017 - A Garganta da Serpente