A Garganta da Serpente
Encantadores de Serpentes concursos e prêmios literários
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

XVIII Concurso Nacional de Poesias 2011 - Prêmio Rosália Sandoval

Em 1994, o poeta Ari Lins Pedrosa, instituiu, através da "Folha Notas Literárias", um concurso de poesias, em nível nacional, com o objetivo de divulgar, a cada ano, o nome e a obra de um(a) poeta(isa) alagoano(a).

Já foram homenageados:Jorge Cooper (1994), Sidney Wanderley (1995), Jorge de Lima (1996), Marcos de Farias Costa (1997), Carlos Moliterno (1998), Diógenes Tenório (1999), Arriete Vilela (2000), Guimarães Passos (2001), Anilda Leão (2002), Poetas Alagoanos (2003), Ambrósio Queiroz (2004), Marcos Tenório Lins (2005), Lêdo Ivo (2006), Alba Granja Medeiros (2007), Isvânia Marques da Silva (2008), Frei João de Santa Ângela Alagoas (2009) e Sabino Romariz (2010).

Este ano, a homenagem é para a poetisa Rosália Sandoval, codinome de Rita de Abreu. Nasceu em Maceió-AL (1876 ), onde se destacou como educadora poetisa e tradutora. Escreveu livros em diferentes modalidades, além de colaborar com periódicos literários de Pernambuco e Mato Grosso. Empregou temas voltados à crença religiosa, ao ambiente doméstico e misticismo, utilizando estilos variados. Na década de 20, migra para o Rio de Janeiro, mas não perde os vínculos com os intelectuais pernambucanos. Morreu em 1976 (RJ), praticamente desconhecida em sua terra natal.

Poema: "Violeta" - "Viuvinha do campo, violeta,/ como te adoro, graciosa flor!/ Envolta na modéstia, essa corola/ tem encantos de sonho./ e soluças de dor./ Em tuas pétalas de profunda mágoa,/ em tuas folhas - vendes corações, / fala a melancolia que me encanta,/ essa cor de tristeza/ a inspirar-me canções./ Viuvinha do campo, violeta,/ sempre sentimental, sempre escondida, / não é simples florzinha, és sentimento,/ és saudade e tristeza/ e … és bem minha vida". O poema Violeta, publicado numa revista feminina de mesmo nome, editada em Mato Grosso, no qual a poetisa deixa, transparecer seu sentimento de melancolia diante de sua própria existência. Texto extraído do livro "Literatura em Alagoas" de Simone Cavalcante.

I Do Prêmio.:

Art. N°01 -O Folheto Notas Literárias premiará os vencedores do XVIII Concurso Nacional de Poesias - 2011. Prêmio: Rosália Sandoval. Na seguinte ordem de classificação :

1° Lugar: R$:500,00 (quinhentos reais ), diploma, troféu Rosália Sandoval, um livro de um poeta alagoano e um cd de um compositor alagoano.

2° Lugar: Diploma, troféu Rosália Sandoval, um livro de um poeta alagoano e um cd de um compósito alagoano.

3° Lugar: Diploma e um troféu Rosália Sandoval.

Parágrafo único: Serão atribuídos, a crítica da Comissão Julgadora, até seis medalhas Rosália Sandoval - Menções Honrosas.

II Do Tema.:

Art. N°02 - Os temas abordados serão de livre escolha dos poetas.

Parágrafo único: Só serão considerados os poemas rigorosamente inéditos.

III Da Inscrição.:

Art. N°03 - A inscrição será efetuada com o recebimento de até 03 (três ) poesias, na aceitação, pelo concorrente, das disposições regulamentares. Inscrição: 01 de janeiro de 2011 até 30 de setembro de 2011.

Parágrafo único: Será cobrado uma taxa de inscrição no valor de R$ 8,00 (oito reais). A ser paga na Caixa Econômica Federal - CEF. Banco: 104 - Agência: 4061 - Operação: 001 - Conta Corrente: 4150-7 e titular Ari Lins Pedrosa (coordenador do concurso ). Enviar o comprovante do deposito (ou xerox) ou através de cheque nominal em favor do coordenador.

Esta taxa, é cobrada para cobrir despesas do envio de carta confirmando a inscrição, o envio do resultado do concurso e a entrega dos prêmios pelo correio.

IV Da Apresentação.:

Art. N°04 - As poesias:

a) Serão até três poesias;
b) Terão no máximo duas laudas (folhas de papel);
c) Serão datilografados ou digitados, em espaço duplo, em papel tamanho ofício e em uma só face; e
d) As poesias deverão ser apresentadas em duas vias.

Art. N°05 - O poeta assinará as poesias sob pseudônimo.

Art. N°06 - Para efeito de identificação, o autor deverá anexar um envelope opaco, lacrado, sobrescrito com o título da poesia e pseudônimo; o envelope deve conter: nome completo do poeta, endereço, telefone, número da carteira de identidade ou CPF, número da conta corrente (para deposito do prêmio de primeiro lugar) e um breve currículo.

Art. N°07 - As poesias e o envelope de identificação deverão ser entregues pelo correio, para o endereço: Folha Notas Literárias. A/C de Ari Lins Pedrosa . Caixa Postal n°339. Maceió/AL. Cep:57.020-370, até o último dia da data de inscrição , prevalecendo , neste caso, a data do carimbo postal de origem.

V Da Comissão Julgadora.:

Art. N°08 - O editor da Folha Notas Literárias e coordenador do concurso, designará uma comissão julgadora (local - Maceió ou nacional).

Art. N°09 - A Comissão Julgadora terá liberdade para emitir seu parecer, podendo:
a) Acatar as poesias merecedoras dos prêmios e até 06 (seis ) Menções Honrosas e opinar pela não concessão dos prêmios, bem como as menções honrosas.

Parágrafo único: A decisão da Comissão Julgadora é irrecorrível.

VI Da Disposições Gerais.:

Art. N°10- Só serão divulgados os nomes dos contemplados, os poemas , suas cidades e a colocação dos premiados.

Art. N°11 - As poesias que não se enquadrarem neste regulamento serão desclassificadas e devolvidas junto com a taxa de inscrição.

Art. N°12 - Os originais não serão devolvidos e logo após o resultado do concurso , serão incinerados.

Art. N°13 - O resultado será no dia 19 de novembro de 2011, divulgado em órgão de comunicação literária e através de carta, para todos.

Art. N°14 - Para tirar quaisquer dúvidas o telefone do coordenador (Ari Lins Pedrosa ) é 88594216.

Maceió, 01 de janeiro de 2011

MAIS INFORMAÇÕES.:



ATENÇÃO: as informações aqui divulgadas são de inteira responsabilidade dos organizadores dos concursos. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com os mesmos. A Garganta da Serpente apenas faz a divulgação.
legenda dos ícones:
  • novo concurso
  • prazo prorrogado
  • com taxa de inscrição
  • premiação em dinheiro
  • premiação em livros/publicação
 
lista
Seja avisado sempre que a seção dos Encantadores de Serpentes for atualizada

somente texto HTML



Siga nosso Twitter:
Copyright © 1999-2017 - A Garganta da Serpente