A Garganta da Serpente
Artigos Envenenados textos sobre literatura
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Não Confunda Plágio Com Intertextualidade

(Luciana do Rocio Mallon)

Intertextualidade é quando um autor se inspira em um texto já conhecido , utilizando trechos semelhantes , proporcionando o diálogo entre as duas obras .

O problema é que muitas pessoas confundem intertextualidade com plágio , que são duas coisas completamente diferente . O plágio é a cópia completa de uma obra sem modificação nenhuma .

Há alguns dias atrás a cantora e compositora Avril Lavigne foi acusada de plágio pelo grupo Rubinoos , pois esta banda afirmou que a música da moça intitulada : Girlfriend é um plágio da música , deste outro grupo , chamada "Wanna Be Your Boyfriend " . Na realidade , não houve plágio e sim intertextualidade porque na música de Avril ela diz a um homem que deseja ser sua namorada e na música do grupo Rubinoos , o cantor diz a uma moça que quer ser seu namorado .

Avril Lavigne para se defender disse as seguintes palavras : " Todas as canções tem letras e emoções em comuns . Nós , como humanos , falamos a mesma língua ."

Nisto ela tem razão , existem semelhanças em várias obras diferentes porque todas as criaturas possuem sentimentos parecidos e isto é a raiz da intertextualidade .

Aqui é bom lembrar que até a banda The Doors e o rei Roberto Carlos foram acusados injustamente de plágio , sendo que eles fizeram apenas intertextualidade com outras obras .

Na época da retirada do presidente Collor do poder , o escritor e apresentador Jô Soares fez intertextualidade da obra Canção do Exílio executando uma paródia cômica sobre a queda deste ex - presidente , que até saiu na revista Veja .

Neste momento é possível concluir que não só uma obra pode ser elaborada através da inspiração de outras . Mas , sim , nossas vidas podem ser feitas inspiradas em outras vidas . Basta não confundir plágio com intertextualidade .

  • 6062 visitas desde 30/01/2008
Copyright © 1999-2017 - A Garganta da Serpente