A Garganta da Serpente
Artigos Envenenados textos sobre literatura
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Autor Desconhecido

(Belvedere)

Cada vez que recebo um texto com o tal do "autor desconhecido" ou "AD" sinto forte dor no peito. Sei que ali um escritor teve seu trabalho amputado, tiraram-lhe a alma.

Não importa se é bonito o texto, se passa lição de vida. Extirparam do autor a sua cria. Escrever um texto é gestar. Muita gente não compreende isso, outros acham até que é bobagem brigar por autoria. A mim, causa mal-estar tais práticas. Deleto essas mensagens imediatamente. Se lendo o título me lembro do autor, mando as referências, mas na maioria das vezes isso não ocorre e assim não perpetuo o erro.

O texto na maioria das vezes vai ganhando o mundo mutilado, sem pai nem mãe, filho do nada!

E o tal do "AD" vai criando fama, graças aos que os repassam, muitos sem consciência dos males que causam com essa prática. Outros, mesmo sabendo, não dão a devida importância.

Que tal uma campanha pelo direito autoral! Abaixo o "autor desconhecido"!

Não existe autor desconhecido. Existem, sim, histórias que nos foram passadas através da oralidade e que alguém pode ter tentado passar para o papel, e nesse caso desconhece-se a autoria. Mas pensem bem: é isso o que ocorre?

Vemos na net textos sendo repassados com a retirada do nome do verdadeiro autor, com outros nomes colocados no lugar deste, enfim, uma série de desrespeito aos direitos autorais.

Há pouco tempo, alguns escritores reclamaram, através da imprensa, contra a miscelânea que faziam na net com seus textos.

É tempo de nos unirmos para que essa praga tenha um fim. Aí, sim, poderemos respirar aliviados!

E, por favor, se me quer bem, nunca me envie texto de autor desconhecido, com nomes trocados ou sem autoria.

  • 2399 visitas desde 4/07/2005
  • Publicado em: 09/12/2004
Copyright © 1999-2017 - A Garganta da Serpente