A Garganta da Serpente
Artigos Envenenados textos sobre literatura
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Língua Portuguesa: Única e Simplificada

(Armando Sousa)

Estamos em frente duma língua única, a terceira língua no mundo, escrita com o alfabeto ABC.

Esta foi mais um aperfeiçoamento duma língua que se iniciou com a guerra de S. Mamede, nuns campos próximos de Guimarães, berço da nacionalidade Portuguesa.

Dai, era preciso expulsar os mouros e os judeus daquela faixa de terra, com menos de duzentos quilómetros de largura e pouco mais de seiscentos de comprido.

Portugal composto de gente aventureira e valente, quis saber o que haveria para alem do mar...

Assim, em caravelas empurradas pelo vento. Os valentes Portugueses se lançaram ao mar enfrentando as goelas marinhas; com dentes amarelecidos, do salgado do suor e das lagrimas de tantas mães.

Estes valentes chegaram a muitos lados; mediram as terras e as cartografaram, dando-lhe um nome.

Viram que ali viviam centenas de tribos, gente humana, mas que se não compreendia.

Retirando parte de suas riquezas as transformaram em escolas, em igrejas, em estradas, em capitanias, em fortes para defender as populações de outros aventureiros, só com a intenção de pilhar...

O projecto seria ensinar a toda aquela gente uma língua escrita...

Assim o fizeram por onde andaram...

Mas país da grandura do Brasil foi difícil com as imigrações doutras gentes... estes queriam ali implantar sua língua Mãe.

A cada dia se criam duas ou três novas palavras, ou se juntam palavras que imigram de outras línguas...

Então seria preciso reformar o alfabeto e acrescentar-lhe mais três letras e simplificar a escritura, retirando acentos e letras que não eram lidas... e sim engolidas.

Os catedráticos dos países da língua lusa... ha sim esta palavra lusa vem de Lusitânia... uma província Romana nos confins do oeste da Europa, que veio a ser Portugal.

Então estes resolveram tornar a língua igualzinha para que não houvesse diferenças nas escolas destes países.

Só que existe entre muita gente o problema da discordância e estupidez... em certas favelas usam um certo código para se expressar a que chamam gírias.

Esta estupidez ainda se revolta com gente que aprende a língua, escrevendo-a para que num futuro possam ser compreendidos nos seus pensares...

Não sei se já repararam, a gente Angolana fala um Português Claro com todas as letras; os Moçambicanos Também, assim como outras pequenas nações de expressão Portuguesa.

Nestes últimos oito anos venho lendo poesias e artigos escritos por brasileiros com uma pequenina diferença de acentos; mas bem escrita...

Então porque essa aversão as novas alterações da Língua?...

Português e língua única.

Meu nome e Armando Sousa... isto e Português... mas se escreve-se Armando SouZa, vinha recendido do Italiano ou do Espanhol

Quanto a mim não deveis ter medo da nova maneira... quando o Word tiver o novo dicionário o p/c nos ensina a escrever...

Mas para aprenderes devereis terminar com essa mania das gírias .

  • 1893 visitas desde 8/07/2009
Copyright © 1999-2017 - A Garganta da Serpente