A Garganta da Serpente
Artigos Envenenados textos sobre literatura
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Os carentes de leitura

(Affonso Romano de Sant'Anna)

Um dia estou abastecendo o carro num posto de gasolina na Lagoa Rodrigo de Freitas, quando o frentista, um garoto moreno e sorridente me cumprimenta com certa intimidade, e diante de minha cara meio enigmática, me lembra, contando que quando trabalhava como estagiário na Biblioteca Nacional h á vários anos, foi com um grupo de uns 40 adolescentes levado a conhecer uma Bienal do Livro.

Com efeito,da mesma maneira que insistíamos para que os operários pudessem se acercar ao livro, sobretudo numa Casa onde o livro e os leitores são a sua razão de ser , também uma atenção especial era dada aos menores carentes que ali estagiavam. Por isto, um ônibus os levou ao Riocentro. Antes ouviram uma palestra sobre o significado de uma bienal, a questão do livro e da leitura.

Desembarcando no local, maravilhados, percorreram diversos estandes de editoras,que previamente contatadas lhes deram livros de presente.No entanto, algo realmente comovente ocorreu. Alguns desses meninos e meninas fizeram questão de comprar com seu parco dinheirinho alguns livros para eles,pois assim se sentiam também fazer parte daquele mundo .

Quando regressaram vieram cantando um " rap" improvisado narrando a aventura. Pedimos-lhes que fizessem um texto contando o que significara aquela experiência para eles.Todos escreveram. E aos melhores trabalhos foram dados prêmios, em dinheiro, e, naturalmente, em livros.

Aquele menino no posto de gasolina estava me dizendo que a sua vida havia se modificado por ter tido a chance de trabalhar e conviver com livros.

  • 2147 visitas desde 12/07/2007
Copyright © 1999-2017 - A Garganta da Serpente